Olá Régis,

 

Sou Vera Sarubbi (Vera Lucia Martins Sarubbi), do Rio de Janeiro.  Fui sua aluna e da Renata Kurtz em 3 cursos oferecidos pela Livre Docência.

O primeiro foi o de Teoria e Prática do Design Instrucional, em 2008. Em 2011, me matriculei no curso de Teoria e Prática da Docência online, ao qual me dediquei inteiramente, mas, infelizmente, não concluí o projeto final. Em 2015, cursei os primeiros passos da Docência online independente.

Em cada um dos cursos oferecidos, os objetivos voltaram-se à ampliação de meus conhecimentos e prática pedagógica, na modalidade online, até porque minha formação e atuação na área educativa vieram do ensino presencial.

Em todos os cursos, realizei meus objetivos, mesmo que parcialmente.

À época de atuação nos cursos da Livre Docência como discente, eu já trabalhava na EAD – paralelamente ao ensino superior presencial – em curso de pós-graduação, pelo LANTE/UFF, no qual fiquei até 2016, quando, então, passei a atuar como tutora online em cursos de graduação da Universidade Castelo Branco, onde me encontro até hoje. Além disso, criei, em 2015, uma empresa online que oferece serviços de revisão linguística e normativa, tradução, aulas particulares e orientação acadêmica de projetos, a VS CONSULTORIA E EMPREENDIMENTOS ACADÊMICOS, por conta, não só da minha formação acadêmica – graduação/mestrado/doutorado – em línguas portuguesa e inglesa, como também da ampla experiência como docente na área de metodologia científica, no ensino superior. Nessa empresa, hoje, conto com a parceria de minha filha, cuja formação acadêmica assemelha-se à minha.

Com essa nova formação, aliada à já existente, também passei a fazer orientações acadêmicas à distância, destacando as atividades no LANTE/UFF – no curso de pós-graduação online, Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância e, mais recentemente, pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal de São João del Rei, também na pós-graduação: Práticas de Letramento e Alfabetização.

Minha empresa tem página no facebook e, ainda, um blog, cujos links seguem:

https://www.facebook.com/vsempreendimentosacademicos/  

https://veramsarubbi.blogspot.com/2015/04/proposta-de-servicos.html

Tenho, ainda, página no linkedin que, no momento, não está muito atualizada por falta de tempo: https://www.linkedin.com/in/vera-lucia-martins-sarubbi-736ba23a

Como dá para perceber a partir do meu relato, muita coisa bacana aconteceu em minha vida profissional depois dos cursos da Livre Docência, aliados a outros mais. Não tem sido fácil, até porque empreender no Brasil não é “moleza”; contudo, está valendo a pena. E nem penso em desistir ou me aposentar, apesar dos meus 66 anos. Quero continuar trabalhando com isso e aprender cada vez mais.

Desde o ano passado, penso em dar aulas de língua portuguesa online – principalmente para professores, pois vejo muitos colegas que não sabem usar a língua corretamente em sua forma mais coloquial e esses erros cometidos acabam por se estender às salas de aula, perpetuando, assim, o mau uso pelos alunos; mas, ainda não consegui tirar o projeto do papel.

Espero ter ajudado. Foi um prazer.

Grande abraço,

Vera

 

Profª Dr.ª Vera Lucia Martins Sarubbi

VS Consultoria e Empreendimentos Acadêmicos
(21)98111-3773 (tb.whatsapp)
https://veramsarubbi.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/vsempreendimentosacademicos
Universidade Castelo Branco/EAD

 

Vera Sarubbi - slide

Deixe seu comentário
The following two tabs change content below.
Régis Tractenberg é diretor e professor da Livre Docência Tecnologia Educacional.

Latest posts by Régis Tractenberg (see all)