Novas publicações UNESCO sobre aprendizagem móvel

Educação a distância

Atualizado em 18/09/2020


Divulgando… Obrigado, Ticiana Hugentobler!

O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas (somente em PDF)

O relatório ajuda a orientar a forma de destacar assuntos e questões sobre o que se pode fazer com a aprendizagem móvel nos próximos 15 anos ou mais. A publicação apresenta uma visão geral da situação atual da aprendizagem móvel, descrevendo recentes desenvolvimentos na educação formal e informa, aprendizagem inovadora e tecnologia educacional. Baseado nas tendências atuais, o relatório faz previsões para o futuro da aprendizagem móvel, prevendo avanços tecnológicos nas áreas específicas relacionadas a esse tipo de aprendizagem. As demais seções discutem a aprendizagem à luz das metas de Educação para Todos (EPT), tanto agora quanto no futuro, e identifica as primeiras possibilidades para a aplicação da aprendizagem móvel, bem como as principais barreiras para seu desenvolvimento.

Finalmente, o relatório apresenta os desafios a serem enfrentados nos próximos 15 anos para que as conquistas de educadores e pesquisadores em aprendizagem móvel sirvam de base para aumentar a qualidade da educação e assegurar oportunidades sustentáveis de aprendizagem para todos.

Título original: The Future of mobile learning: implications for policy makers and planners. Brasília: UNESCO, 2014. 64 p. ISBN: 978-85-7652-188-4.

Download gratuito:

  image006Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel (somente em PDF)   As políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel fornecem um roteiro e uma exposição de motivos para formuladores de políticas e outras pessoas que buscam transformar os aparelhos móveis, cada vez mais presentes em todos os lugares, em ferramentas da educação. Estas diretrizes descrevem os benefícios específicos da aprendizagem móvel e articulam estratégias para desenvolver ambientes de políticas que permitam a esses benefícios criar raízes e crescer. As tecnologias móveis alteraram fundamentalmente a forma de vida das pessoas. Com decisões políticas sólidas, elas também poderão melhorar o modo como as pessoas aprendem. Título original: UNESCO policy guidelines for mobile learning. Brasília: UNESCO, 2014. 45 p. ISBN: 978-85-7652-190-7. Download gratuito:

  (Em breve, essas publicações estarão disponíveis também em formato epub no site da UNESCO: www.unesco.org/brasilia).  

Deixe seu comentário
Régis Tractenberg
Edição e autoria

Régis Tractenberg é diretor e professor da Livre Docência Tecnologia Educacional.

Leia também...

  • Boa tarde! Gentileza avise-me sobre novas publicações por e-mail. Grato, Alex Alves Bastos – BH / MG

  • Obrigado por compartilhar.

    Ivanildo Ximenes
    Jaboatão dos Guararapes – PE

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >