À venda pela Amazon!

 

Aprenda a oferecer seus próprios cursos pela Internet

Este e-book se destina a todos os professores que desejam criar cursos on-line independentes. A obra interessa também aos estudiosos da educação a distância (EaD) e das tendências em cibercultura e empreendedorismo.

Que motivos levam cada vez mais docentes a criar seus próprios cursos on-line fora de grandes instituições de ensino? Quem são esses professores? Que tecnologias e metodologias utilizam? O que precisam saber para levar adiante suas iniciativas?

Este é o primeiro livro sobre docência on-line independente no Brasil. Reúne artigos e entrevistas com professores renomados que possuem seus próprios empreendimentos em educação a distância.

Cada relato compõe um panorama desse fértil movimento na área da educação e oferece orientações valiosas a todos que desejam se tornar docentes on-line independentes.

 

Sumário

Prefácio
Fredric Michael Litto

Apresentação
Régis Tractenberg

1. A docência on-line independente: novos horizontes profissionais na Educação
Leonel Tractenberg e Régis Tractenberg

2. Ameaças e oportunidades para o trabalho docente em EaD
João Mattar

3. Entrevista com Wilson Azevedo, diretor da Aquifolium Educacional
Wilson Azevedo e Régis Tractenberg

4. Curso Teoria e Prática do Design Instrucional: dez anos de docência on-line independente
Régis Tractenberg

5. A mediação pedagógica na docência on-line independente
Leonel Tractenberg e Renata Motta Kurtz

6. Electronic Village Online – formação em rede de professores de idiomas
Carla Arena

7. Entrevista com Heitor Castro, diretor e professor da rede de escolas Mais que Música
Heitor Castro e Régis Tractenberg

8. Apresentação de Teleaula
Patrícia Rodrigues da Silva

9. Cursos DM&JN: pesquisa e inovação para o teletrabalho docente
Daniela Melaré Vieira Barros e Juliana Souza Nunes

10. Escola Livre de Direito: legislação, gestão e tecnologia
Pedro Halbritter e Luciana de Oliveira Leal Halbritter

 

Ficha técnica

Copyright © 2014 Livre Docência Tecnologia Educacional Ltda.

Editor e organizador: Régis Tractenberg
Revisão: Solange Loos e Adriana Alves
Capa: Ana Cristina Horst
Foto da capa: Paulus NR/123RF
Editoração eletrônica: Pressbooks.com

1ª edição, 2014 – Rio de Janeiro, Brasil.
Outubro de 2014
ISBN: 978-85-68506-00-4
(e-book)

Palavras-chave: educação a distância, tecnologia educacional, docência online, empreendedorismo
Hashtag: #docenciaindependente


 

Apresentação

Quando lançamos o conceito da docência on-line independente em 20061, eram poucos os professores brasileiros que ofereciam cursos próprios on-line. Naquele momento, contudo, vários fatores já se mostravam favoráveis à disseminação dessa forma de trabalho: a progressiva facilidade quanto ao uso de novas tecnologias para comunicação e aprendizagem on-line, a expansão do alcance da Internet no Brasil e a formação de uma geração de profissionais nos setores de educação a distância (EaD) dentro de empresas e instituições de ensino. Era de se esperar que a possibilidade de criar projetos educacionais próprios, trabalhar em casa e contar com uma fonte de renda adicional levasse muitos a aderir à docência on-line independente.

Passados oito anos, essa expectativa se confirmou. Pouco a pouco, surgiram novas iniciativas, e hoje é possível identificar dezenas de professores que oferecem cursos, materiais didáticos e videoaulas por meio de sites próprios, páginas do Facebook e canais do YouTube.

Estão disponíveis ainda redes sociais educacionais, serviços tecnológicos e comerciais que se estruturam para apoiar o trabalho de professores que desejam lançar seus empreendimentos.

Este livro tem o objetivo de contribuir com esse movimento. Ele se destina a todos os professores que alimentam o desejo de ter os próprios cursos on-line.

A obra interessa ainda aos estudiosos da EaD e aos que pesquisam tendências em Cibercultura e Empreendedorismo. Acreditamos que os referenciais apresentados aqui ajudarão no reconhecimento de iniciativas independentes e a situá-las como parte de um interessante fenômeno na área da Educação e do Trabalho.

Os autores convidados são professores que apresentam suas experiências com projetos independentes de variados tipos. Alguns realizam os próprios cursos há muitos anos, outros começaram faz pouco tempo. A maioria trabalha com docência independente em tempo parcial, mas alguns têm nessa forma de atuação sua principal atividade. Seus projetos pedagógicos, o modo como interagem com seus alunos, as tecnologias que utilizam e os processos de divulgação e gestão de suas iniciativas se apresentam de diferentes modos, e o leitor poderá identificá-los enquanto avança pelos textos. São relatos que ilustram a diversidade de caminhos para essa modalidade de trabalho e servem como referências valiosas para professores que desejam construir sua atividade independente na área da Educação.

No primeiro artigo, “A docência on-line independente: novos horizontes profissionais na Educação”, eu e meu irmão, Leonel Tractenberg, conceituamos esse modelo laboral e os fatores que levam à sua disseminação. Tratamos do perfil dos professores que identificamos no levantamento que fizemos em 2010 e do Censo EaD.Br, realizado pela ABED, que examinou a docência on-line independente no cenário da EaD no Brasil em suas últimas três edições. Abordamos ainda os seis grupos de competências necessárias para desenvolver projetos docentes independentes na Internet. Apresentamos exemplos de serviços de apoio ao trabalho de docentes independente na Web, além de alguns projetos de professores independentes do Brasil, EUA e Reino Unido. Finalmente propomos questões que poderão orientar pesquisas sobre possíveis desenvolvimentos e decorrências da docência on-line independente para a sociedade.

Em seguida, João Mattar em “Ameaças e oportunidades para o trabalho docente em EaD”, oferece-nos uma visão crítica sobre a precarização do trabalho docente em muitas iniciativas de EaD e suas causas. Compara os conceitos de aututor ao de docente on-line independente e apresenta a Artesanato Educacional, empresa pela qual oferece diversos cursos na Internet. Pondera ainda sobre o mercado potencial para professores on-line independentes.

O terceiro texto é uma entrevista com Wilson Azevedo, que é o primeiro ou um dos professores pioneiros a lecionar na Web e de modo independente no Brasil. Ele fala de sua formação e trajetória profissional, cita cursos on-line que já ofereceu por intermédio de sua empresa, a Aquifolium Educacional, e descreve as metodologias e os princípios que utiliza. Ao final conta como se tornou atleta para evitar o sedentarismo e apresenta seus estudos de doutorado sobre a formação de professores no Brasil.

A seguir, falo sobre os dez anos de oferta do curso on-line Teoria e Prática do Design Instrucional. Explico como decidi trabalhar como docente on-line independente, quais foram as etapas de desenvolvimento desse curso e como eu e minha sócia, Renata Kurtz, criamos a Livre Docência Tecnologia Educacional. Descrevo as estratégias didáticas que utilizo, as tecnologias de nossos site e ambiente virtual de aprendizagem e as formas de divulgação e inscrição de alunos. Também comento o aproveitamento dos participantes, cito exemplos de projetos que desenvolvem e falo de sua avaliação sobre o curso. Concluo apresentando resultados decorrentes desses anos de trabalho e ofereço orientações para futuros professores independentes.

No quinto artigo, Renata Kurtz e Leonel Tractenberg tratam do processo da mediação pedagógica em cursos on-line independentes. Discutem os desafios da interação on-line, apresentam as principais competências que docentes on-line precisam ter para acompanhar seus alunos, sugerem procedimentos para o acompanhamento de turmas on-line e defendem a abordagem ativa de tutoria e o conceito de interação socioafetiva como elementos para uma comunicação efetiva na EaD.

Na segunda entrevista do livro, Heitor Castro conta como começou a dar aulas particulares de violão em sua casa para, então, criar uma rede de escolas, a Mais que Música. Fala de seu pioneiro projeto de EaD por meio da venda de livros e DVDs e descreve seu método didático e a divulgação que faz pelo YouTube. Explica ainda como são os shows de seus alunos e conclui com suas perspectivas de trabalho.

Em seguida, Carla Arena apresenta sua participação na Eletronic Village Online (EVO), uma rede internacional de professores voluntários dedicados a apoiar a formação de docentes de idiomas em todo o mundo. A cada ano os professores da EVO planejam, desenvolvem e oferecem juntos cursos gratuitos por meio de tecnologias acessíveis e voltadas a processos colaborativos.

No oitavo artigo, Daniela Melaré e Juliana Nunes, relatam suas experiências ao oferecerem, em dupla e de modo independente, uma série de cursos sobre educação on-line. Para tanto, escolheram serviços gratuitos da Web 2.0, como Blogger, Google Sites, Google Groups e wikis. Também descrevem seu processo de trabalho, sua metodologia na interação com os participantes, suas diretrizes de gestão e alguns desafios que enfrentaram.

Em “Apresentação de Teleaula”, Patrícia Rodrigues fala de seu caminho profissional na área de EaD e do trabalho docente voltado à capacitação de professores para a realização de videoaulas. Sua iniciativa evidencia a demanda crescente por professores capazes de se expressar e interagir por meios audiovisuais.

No décimo e último artigo, “Escola Livre de Direito: legislação, gestão e tecnologia”, o casal Pedro Halbritter e Luciana de Oliveira Leal Halbritter nos apresentam seus cursos na área do Direito, além de cursos gratuitos de Cidadania. Trazem valiosas orientações para futuros docentes independentes sobre questões legais e o processo de criação de empresas para a oferta de cursos on-line. Discutem ainda aspectos de gestão, e dão numerosas dicas e recomendações sobre tecnologias que podem ser adotadas.

 

Agradecimentos

Todos que apoiaram e contribuíram para a elaboração deste livro tem meu reconhecimento e gratidão, especialmente…

Os autores que aceitaram compartilhar suas experiências pioneiras. Foi um prazer conhecê-los melhor, aprofundar amizades e discutir ideias!

O Professor Litto, que nos brindou com um belo prefácio e por acreditar na docência on-line independente como parte do futuro da EAD.

Leonel Tractenberg, meu irmão, parceiro na autoria dos textos que publicamos sobre a docência on-line independente desde 2006.

Renata Kurtz, amiga e sócia em nossas atividades na Livre Docência Tecnologia Educacional.

Ana Cristina Horst, pela linda capa, e Solange Loos da Rocha e Adriana Alves, pela revisão cuidadosa desta obra.

Sou grato também a Paula Falcone, pelo carinho e apoio sempre, e aos amigos Cláudio Soares, Alvaro Assad, Melissa Lobo, Henrique Mussoi e Ana Carolina dos Santos pelas ideias e sugestões.

 

Régis Tractenberg

Rio de Janeiro, outubro de 2014.

 


  1. Durante a 22ª Conferência Internacional de Educação a Distância do International Council for Open and Distance Education (ICDE), em parceria com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Rio de Janeiro, de 3 a 6 de setembro de 2006.

 


 

Autores

Carla Arena. Curiosa, eterna aprendiz, geek, educadora. Sou apaixonada por aprender e retribuir. Por isso, tornei-me professora de inglês, uma vocação que descobri depois de me aventurar profissionalmente por terras governamentais. Sinto-me privilegiada por trabalhar em uma binacional em Brasília, onde treino professores na área de Tecnologia Educacional e elearning. Tenho especialização em design de cursos online, sou consultora atuante principalmente na área de letramento digital. Blogueira nas horas vagas: http://carlaarena.com

Daniela Melaré é especialista em Instructional Design e Administração em Educação a Distância, mestre em Engenharia de Mídias para a Educação Euromime – Erasmus Mundus – Portugal, Espanha e França, e em Educação pela Unesp – BRASIL, doutora em Educação pela Unesp, e pós-doutora pela Unicamp e pela Uned – Brasil. Teve seu segundo doutorado realizado e premiado pela Uned de Madrid. É colaboradora da Open University no projeto Colearn, professora auxiliar do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta (UAb Brasil) e investigadora do Laboratório de Educação a Distância (LE@D) da UAb. https://sites.google.com/site/estilosetecnologias/

Heitor Castro graduou-se em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Aos 25 anos, foi morar nos EUA, onde estudou no Guitar Institute of Tecnology (GIT), em Hollywood, com professores e artistas de renome. Trabalhou como entregador de pizzas e mensageiro para se manter e logo fez diversos shows em casas noturnas de Los Angeles. Em 1997, de volta ao Brasil e com 27 anos, começou a dar aulas de música em casa e prosseguiu com sua carreira artística: compôs, lançou CDs, apresentou-se com sua banda e fez arranjos para espetáculos. Sempre recebeu excelentes críticas da mídia e de outros músicos. Também criou a rede de escolas Mais que Música, que hoje conta com cinco filiais no Rio de Janeiro, e publicou mais de 42 DVDs voltados ao ensino de música, vendidos para todo o Brasil e o exterior. http://www.maisquemusica.com.br

João Mattar é Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras (USP), com Especialização em Administração (FGV-SP) e Teaching and Learning in Higher Education (Laureate International Universities), Mestrado em Educational Technology (Boise State University), Doutorado em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999). É autor de diversos livros nas áreas de Tecnologia Educacional e Educação a Distância. É professor e coordenador na Universidade Anhembi Morumbi e professor no TIDD – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). http://www.artesanatoeducacional.com.br

Juliana Nunes é pedagoga e especialista em Tecnologia Educacional e mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pelo Programa Erasmus Mundus – Euromime, realizou sua formação em três universidades europeias: mestrado em Educação na Universidade Técnica de Lisboa em Portugal, mestrado em Tecnologias para a Educação e o Conhecimento na Universidade Nacional de Educação a Distância na Espanha e mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação na Universidade de Poitiers na França. Também é colaboradora pedagógica do Instituto Paramitas (Brasil) e colaboradora virtual da CoLearn – Open University/Inglaterra e consultora na área de Educação.

Leonel Tractenberg é doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade de Twente, na Holanda, psicólogo pela UFRJ e matemático pela UFRJ. Foi professor da Graduação em Administração da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV-RJ) entre 2004 e 2012. Em 2008, foi professor visitante do programa de mestrado Erasmus-Mundus em Psicologia Organizacional e do Trabalho nas universidades de Coimbra e de Barcelona. De 2002 a 2005, atuou como coordenador de tutoria e como professor-tutor do FGV Online, programa de ensino a distância da FGV. De 1992 a 2000, trabalhou como gerente de e-learning, designer instrucional, analista de bases de dados, instrutor de treinamento e assistente de pesquisas em Gestão e Recursos Humanos. Recebeu o prêmio Mira y Lopez de Psicologia Organizacional, concedido pelo Conselho Federal de Psicologia, em 1998. Atualmente, é professor adjunto da Graduação em Administração da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FAF/UERJ).

Luciana de Oliveira Leal Halbritter é graduada em Direito, com mestrado em Justiça e Cidadania pela Universidade Gama Filho, e doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou Tutoria On-Line na Fundação Getúlio Vargas e Teoria e Prática do Design Instrucional na Livre Docência Tecnologia Educacional, é autora de alguns títulos e diversos artigos na área jurídica. Atua profissionalmente como juíza estadual no Rio de Janeiro há quatorze anos e como docente on-line há quatro anos. www.escolalivrededireito.com.br

Patrícia Rodrigues. Nasci em São Paulo, capital, mas moro em Campo Grande (MS). Tenho 38 anos, grande parte desse tempo dedicado à TV e à produção audiovisual. Sou radialista, também formada em Gerência de Marketing e especialista em Educação a Distância e em Coaching de Carreira e tenho MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Atualmente, faço consultoria, ministro cursos, formações docentes e palestras presenciais e a distância para importantes instituições de Ensino Superior, entre elas UemaNet, Universidade Tiradentes (UNIT), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Portal Educação, Planeta EaD e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participo dos principais eventos de educação a distância e tecnologias educacionais. http://www.teleaulaead.com.br/

Pedro Halbritter é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluinte do curso de Direito pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e analista de sistemas autodidata, com vinte anos de experiência em diversos ramos da informática na prestação de consultoria e no desenvolvimento de softwares para várias empresas. www.escolalivrededireito.com.br

Régis Tractenberg (Org.) é psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Telemática Aplicada à Educação e Treinamento pela Universidade de Twente, na Holanda. Desde 1998, oferece cursos, planeja e coordena projetos de educação e treinamento em empresas e instituições educacionais. Foi professor do Instituto de Psicologia da UFRJ e do curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), gerente de e-learning da ID Projetos Educacionais, membro da Equipe de Inovação Educacional do Centro de Aprendizagem da Shell em Haia, onde colaborou no desenvolvimento de cursos sobre produção de petróleo e gás e na capacitação de docentes internacionais da Shell Open University, e do conselho científico da ABT – Associação Brasileira de Tecnologia Educacional. Atualmente, é sócio e professor da Livre Docência Tecnologia Educacional e professor convidado do curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação do Núcleo de Computação e Eletrônica da UFRJ. http://www.livredocencia.com.br

Renata Kurtz é psicóloga graduada pela UFRJ, possui MBA em Gestão e RH pela PUC-Rio e é Mestre em Administração de Empresas também pela PUC-Rio (Área de pesquisa: Conhecimento e Aprendizagem Organizacional). Foi professora, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mentora de novos professores do Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora na área de Gestão de Pessoas pelo TecGraf/PUC-Rio. Atualmente, é professora, em cursos de graduação e pós-graduação, e supervisora das disciplinas da área de Organizações do Departamento de Administração/IAG, da PUC-Rio. Consultora de Recursos Humanos, com experiência em Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, tem atuado na concepção e coordenação de projetos educacionais corporativos para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vale, SulAmérica e Banco do Brasil. É sócia- gerente da Livre Docência Tecnologia Educacional, autora e professora do curso “Teoria e Prática da Docência Online”.

Wilson Azevedo é docente online independente, diretor da Aquifolium Educacional, ex-diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância. Formado em Teologia e Filosofia, hoje cursa doutorado em Educação a Distância e eLearning na Universidade Aberta (Portugal). http://www.aquifolium.com.br/educacional/

 

 

Avaliações

Leitura obrigatória para aqueles que trabalham ou se interessam pela educação a distância. Destaca-se o pelo ineditismo, no nosso meio, desse tipo de literatura, e por ser escrita, com propriedade, por autores reconhecidos tanto no design instrucional quando na educação enriquecida pela novas tecnologias de informação e comunicação. Mostra, também, o caminho das pedras para aqueles professores empreendedores que desejam trabalhar “on line” de maneira independente.

Por Jorge Garcia


 

Régis,

Acabei de terminar a leitura do seu livro. Fantástico!

É um daqueles raros casos em que a obra já nasce um clássico. É e continuará sendo, durante muitos anos, uma grande referência para pessoas como eu, que estão tentando encontrar formas para caminhar na docência on-line com passos firmes. Além, é claro, de todos aqueles que já atuam e querem melhorar aspectos da sua prática.

Na perspectiva empreendedora, a obra é uma forma de aprender com as melhores práticas e conhecer o mercado de atuação. É essencial que o empreendedor saiba contextualizar a sua prática em um cenário mais amplo. O livro ajuda a construir essa visão sistêmica. Exatamente o que eu buscava!

Gostei muito de conhecer a sua trajetória e verificar mais uma vez a sua preocupação com o ponto de vista do aluno. Me assusta constatar como o aluno ainda é, tantas vezes, esquecido na EAD!!!

Eu tenho participado de uma série de cursos on-line em 2014, pois estava determinada a conhecer diferentes modelos de cursos e observar a didática de outros professores, além de, é claro, ampliar meus conhecimentos nos temas estudados. Encontrei vários cursos que não oferecem ao aluno informações básicas como o programa e cronograma do curso, formas e frequência de interação com o professor e procedimentos para avaliação. Em alguns cursos, a dificuldade de comunicação com os professores e com a instituição chegam a causar a evasão dos alunos, muito mais que as dificuldades com a tecnologia utilizada ou com o conteúdo abordado.

Se, por um lado, as tecnologias estão facilitando o trabalho on-line para quem não tem formação em TI, por outro lado, encontrar a metodologia mais adequada para o trabalho que se quer desenvolver é um grande diferencial que merece estudo e investimento de tempo por parte do docente. O livro é muito útil nesse sentido.

Dentro da minha jornada pessoal, o seu livro se encaixa como se fosse um segundo curso de licenciatura condensado nas páginas. É um instrumento articulado à excelente formação que recebi na Livre Docência, nas suas aulas e nas da querida Renata.

Adorei conhecer todas as experiências relatadas no livro, conhecer o conceito de minimalismo tecnológico, compreender melhor como se organiza o trabalho do docente on-line independente em diferentes propostas e ficar mais atenta os desafios que se apresentam.

Tenho certeza de que o capítulo escrito por Pedro Halbritter e Luciana de Oliveira Leal Halbritter será relido por mim algumas vezes, pois traz a resposta a muitas dúvidas bem específicas que eu tinha. Encontrei ali uma validação qualificada para muitas informações dispersas e fragmentadas que eu já vinha pesquisando na internet, além de recomendações e links que serão muito úteis para desenvolver melhor as competências técnicas.

Muito obrigada a você, Régis, e a todos os autores por esse brilhante trabalho!

Abraços,
Enedina Arashiro

 


Recursos

 

Grupo no Facebook

https://www.facebook.com/groups/docenciaindependente/

 

Hashtag no Twitter:

#docenciaindependente

 

Slides

 

 

 

 

 

 

 

Artigos

TRACTENBERG, L. E. F. ; TRACTENBERG, Régis . Docência Online Independente: Do Conceito à Prática Com o Moodle. In: Alves, L; Barros, D; Okada, A; (Org.) . Moodle – Estratégias Pedagógicas e Estudo de Casos. EDUNEB, Salvador – BA, 2009. Acesso (livro com distribuição gratuita). Acesso ao artigo apenas. (português) Slides (em inglês)

TRACTENBERG, L. E. F. ; TRACTENBERG, Régis . Seis competências para a docência online independente. In: XIII Congresso Internacional de Educação a Distância, 2007, Curitiba. Anais do XIII Congresso Internacional de Educação a Distância. São Paulo : www.abed.org.br, 2007. Acesso. Slides.

TRACTENBERG, L. E. F. ; TRACTENBERG, Régis; KURTZ, Renata . Perfis da Docência Online Independente: Um Levantamento Inicial. In: XVI Congresso Internacional de Educação a Distância, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do XVI Congresso Internacional de Educação a Distância. São Paulo : www.abed.org.br, 2010. Acesso. Slides.

TRACTENBERG, L. E. F. ; TRACTENBERG, Régis; AZEVEDO, Wilson Correia. A Docência Online Independente. In: Litto, Fredric Michael; Formiga, Marcos; (Org.). Educação a distância: o estado da arte, volume 2. Pearson Education do Brasil, São Paulo – SP, 2012.

 

Áudios

Prof. Wilson Azevedo (4 min.) na JOVAED – Jornada Virtual ABED de EAD – de 11 a 21 de junho de 2011.

Prof. Wilson Azevedo (6 min.) na mesa Docência Online Independente: novos horizontes profissionais na Educação. 20º CIAED, Curitiba, 09 de outubro de 2014.
http://www.aquifolium.com.br

 

Vídeos

Francine Lima (entrevista em texto)
http://canaldocampoamesa.com.br/

Apresentação do canal no Youtube

 


Patrícia Rodrigues
(13 min.) vídeo para a mesa ´Docência Online Independente: novos horizontes profissionais na Educação – 20 CIAED – Curitiba – outubro 2014
http://www.teleaulaead.com.br/

https://drive.google.com/file/d/0B56innuVv6PVY0FQdEJFNjZ3NEk

 

 

À venda pela Amazon!

 

 

 

Deixe seu comentário
The following two tabs change content below.