[por Régis Tractenberg]

O wiki de anotações colaborativas da CIRS e CICI não funcionou bem como eu imaginava, mas de modo geral foi bem sucedido.

Pensei que teríamos várias pessoas anotando ao mesmo tempo, mas isso aconteceu em raros momentos.

Ocorreu que alguns somaram suas anotações ou link para fotos e vídeos após o evento, processo este que continua aos poucos até o momento. Mesmo assim construímos um registro bem completo. Não revisado, é verdade, mas cobre as idéias das palestras anotadas e oferece mais de uma perspectiva conforme os diferentes autores das anotações.

Acredito que a maioria dos presentes na conferência não ficou sabendo direito do wiki ou não se animou a contribuir. A divulgação aconteceu apenas por um grupo no site da Escola de Redes e via twitter. Divulgar via microbloging, em meio a tantos outros tweets do evento não deu, no entanto, muito resultado.

Creio que teria sido necessário enviar uma mensagem de email a todos os participantes da Escola de Redes com antecedência e que pudessemos preparar melhor, tirar dúvidas e incentivar o pessoal.

Também teve muita gente que preferiu anotar apenas para si ou para seus blogs. Alguns certamente optaram por não se envolver em um trabalho colaborativo quase anônimo (esse comentário vai sem um julgamento negativo, creio ser uma opção legítima).

O grande concorrente foi de fato o twitter, recurso onipresente no evento tanto nas telas projetadas quanto na fala dos palestrantes. As twittadas, embora interessantes enquanto registro do evento, ficaram, a meu ver, um tanto desorganizadas e fora do contexto. Vi considerável distorção de idéias em 140 caracteres…

Teve gente que escreveu algo como ´A espiritualizade está no todo – P. Levy´, quando essa foi parte de uma resposta curta e esquiva do Levy para sair da pergunta de um sujeito que tentou puxar a discussão filosófica para o campo da religião…

Penso que num próximo evento vale usar twitter sim, mas seria bom ter hashtags para cada sessão e não 1 só para o evento todo. Ficaria mais organizado…

A tecnologia do Google Sites + Google Docs funcionou muito bem, mas o resultado seria melhor se tivéssemos preparado e divulgado com mais antecedência.

Deixe seu comentário
The following two tabs change content below.